domingo, 4 de abril de 2010


DEZ ANOS SEM EUCLIDES NETO:
O HOMEM, SEU ESPAÇO E SEU TEMPO 

O Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XXI, Ipiaú, em parceria com o Curso de História da Faculdade Santo Agostinho – FACSA – promoverá, nesta cidade, no dia 05 de abril de 2010, a partir das 19h, no referido Campus, evento para recordar o legado do escritor, político e advogado Euclides José Teixeira Neto (1925 – 2000).
Este evento, coordenado pelos Professores Vitor Hugo Martins (UNEB) e Albione Souza (FACSA), marcará os 10 anos de ausência do intelectual e político baiano, profundamente identificado com seu espaço e seu tempo, muito embora ainda pouco estudado, mesmo entre nós da região cacaueira.
Euclides Neto publicou catorze livros, iniciando sua obra, aos dezessete anos, com Por que o homem não veio do macaco (1942), e findado-a com O tempo é chegado (2002).
No campo político, foi prefeito do município de Ipiaú, BA, entre 1963-1967, onde implantou uma das primeiras experiências de reforma agrária no País, o que lhe custou abertura de um IPM (Inquérito Policial Militar, em 1964. Ocupou, ainda, a Secretaria Estadual de Reforma Agrária no governo de Waldir Pires (1987-1989).
Esta será a programação:
a) 19h – Abertura. Sket, com as acadêmicas do 7º Semestre de Letras da UNEB – Campus XXI, Josilene Nery de Souza e Lucielma Lopes de Oliveira, sobre fragmento do romance A enxada e a mulher que venceu seu próprio destino, de Euclides Neto;
b) 19h30min – Exibição do documentário EUCLIDES NETO O HOMEM E SEU TEMPO, dirigido pelo Professor Albione Souza;
c) 20h15min – Composição da Mesa (Prof. Otávio de Jesus Assis, Diretor do Campus XXI (UNEB), Prof. Vitor Hugo Martins (UNEB), Prof. Albione Souza (FACSA) e Dr. Marcelo Teixeira (Filho de Euclides Neto);
d) 21h15min – Intervenções do público;
e) 22h - Encerramento.
* Haverá também, durante o evento, exposição fotográfica intitulada EUCLIDES NETO: UM ESPÍRITO LIVRE.