domingo, 21 de abril de 2013

Isso é Brasil: A farsa da copa do mundo no Brasil!


A copa de 2014 que será realizada no Brasil pode deixar uma herança maldita para o país, estados e cidades onde estará sendo realizado os jogos.

Inicialmente o governo federal anunciara que não faria investimentos públicos para viabilizar a construção de reforma de estádios públicos e/ou particulares e que esses investimentos deveriam ser feitos através de parcerias público privadas.

No entanto o que se vem acompanhando é uma mudança de comportamento do próprio governo federal que opera algumas instituições financeiras públicas como o BNDES e CAIXA, principais financiadores dos projetos.

O problema mais maior poderá surgir quando a "ressaca" pós evento passar. Arenas construídas em cidades  onde o futebol não oferece viabilidade para a manutenção deverão sugar os pacos recursos que os governos  admitem ter para a manutenção. Essa situação irá contrastar por muito tempo com a miséria existente em alguns estados mais pobres como Rio Grande do norte, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Desemprego em alta, péssima assistência a saúde pública, deficiência na estrutura educacional, aumento sucessiva de criminalidade. São alguns dos problemas mais presentes principalmente na região nordeste.

Porém um fato chama atenção para poucos que observam a cena. Alguns dos estado que estão sendo construídos com os recursos públicos ficaram sob administração privado por cerca de 30 anos e outros serão entregues a instituições públicas de interesse privado como é o caso do estadio "itaquerão" em São Paulo.

No estado do RN, o "elefante branco" que já está sendo chamado o estádio das dunas é um claro exemplo de estrutura que se tornará inviável pelo alto custo para os clubes mandar jogos no local além de levar em conta o fato de que os clubes da capitas (ABC, América, Alecrim) possuem estádio próprio ou está em construção como é o caso do estádio do dragão, propriedade do Amárica F.C.

Veja abaixo vídeo com comentário sobre o assunto.  

http://external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQAWCBI39FdVAVwr&url=http%3A%2F%2Fvthumb.ak.fbcdn.net%2Fhvthumb-ak-prn1%2F158497_491650894228672_491648664228895_49375_1707_t.jpg&jq=100

Nenhum comentário:

Postar um comentário