sexta-feira, 18 de março de 2011

Crimes de guerra de democratas e republicanos americanos

 1960 - (Democratas e Republicanos) – Tem início a Guerra do Vietnã, e o presidente John Kennedy envia 15 mil militares para o Sul do país. Depois de seu assassinato, o presidente Lyndon Johnson aprofunda o envolvimento dos EUA na guerra, que é mantida por seu sucessor, o republicano Richard Nixon, até a derrota, em 1973.



 1945 (Democratas)- O presidente Henry Truman ordena o bombardeio nuclear sobre as cidades de Hiroshima (foto) e Nagasaki.



1953 (Republicanos) - O presidente Eisenhower utiliza a CIA para derrubar o governo de Mohammed Mossadegh (foto), primeiro-ministro do Irã, que nacionalizou todos os poços de petróleo do país. Depois, os EUA oferecem US$ 5 milhões de “ajuda” à ditadura do xá Mohamed Reza.




1999 (Democratas) – Bombardeios invisíveis aos radares saem dos EUA para atacar a Iugoslávia, que vive uma guerra civil. Os ataques são ordenados por Bill Clinton e pela OTAN e seguidos por um bloqueio econômico.



1990 (Republicanos) - Soldado dos EUA bebe água, em meio à operação “tempestade do deserto”. O ataque deu início à primeira guerra contra o Iraque, ordenada pelo presidente George Bush “pai”


 

1973 (Republicanos) - Documentos mostram que o presidente Richard Nixon colaborou com o golpe de estado de Pinochet no Chile. Na foto, o presidente deposto Salvador Allende.




2001 (Republicanos) - Após os atentados do 11 de Setembro, George W. Bush invade o Afeganistão. Milhares morrem pelas bombas jogadas para atingir o ex-aliado Osama Bin Laden.




1983 (Republicanos) - Dez mil marines (foto) invadem a ilha caribenha de Granada e derrubam o governo, a mando de Ronald Reagan. Nessa época, os EUA também financiam a milícia dos contras, que combatia a revolução sandinista na Nicarágua

1997 (Democratas) - Bill Clinton manda bombardear no Sudão uma fábrica suspeita de “produzir armas químicas”. Uma comissão internacional de investigação verificou, mais tarde, que se tratava de uma indústria farmacêutica.




1961 – (Democratas) - John Kennedy ordena a invasão de mercenários à Baia dos Porcos, em Cuba, plano que vinha sendo preparado no governo do republicano Eisenhover. Na foto, mercenários presos após a tentativa de invasão.



1964 – (Democratas) - Tanques nas ruas do Rio de Janeiro, após o Golpe militar de 31 de março. Relatórios da CIA confirmam o envolvimento da Casa Branca na preparação de golpes na América Latina durante a década de 60, incluindo o do Brasil. Na época, os EUA foram governados pelos democratas Kennedy e Lyndon Johnson.



2003 (Republicanos) – Usando mentiras como a das armas de destruição em massa, Bush invade o Iraque e dá início à ocupação do país. No Senado, democratas, como Hillary Clinton, votam a favor da invasão

4 comentários:

  1. muito boa a matéria..ta de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gostei....muito legal mesmo...
    Pedro, Jequié

    ResponderExcluir
  4. A história nos ajuda a compreendermos o presente.

    ResponderExcluir