terça-feira, 5 de abril de 2011

Debate na UFRB: Uma ánalise

O debate entre os candidatos Paulo Gabriel e Luiz Mendes que aconteceu nesta terça-feira 05/04/11 ás 9h na UFRB - CFP foi marcado por acusações, baixo nível e falta de conteúdo programático.

É bem verdade que em raros momentos tentava-se demonstrar interesse em apresentar alguma proposta nova, ou esboçar um discurso mais pertinente com as reais carências da UFRB.

Por falar em carências ou debilidades, são inúmeras as que constataremos, a priori a falta de estrutura que o CFP tem. Salas sem climatização, elevadores que não funcionam, biblioteca carente, auditório para palestras ou eventos de grande magnitude (congressos, encontros, etc.), internet de péssima qualidade,afetando docentes, discentes e técnicos, além de uma estrutura inadequada para o curso de educação física, sem falar em outros laboratórios que ficam a desejar.

Durante o debate foi possível constatar certo despreparo político do candidato Luiz Mendes, respostas e perguntas sem fundamentos e mal elaboradas, desorientado em muitos momentos e completamente nervoso.

Por outro lado o candidato Paulo Gabriel  utilizava-se muito bem da uma retórica de palanque, mas em nenhum momento foi capaz de debater temas mais profundos de cunho acadêmico, como qual seria seu posicionamento sobre as PPPs , e o que pensa sobre a questão da autonomia universitária?

Propostas sobre os RUs (Restaurante Universitários) com preços que possam ajudar a garantia e permanência dos estudantes na Universidade ficaram para trás, readequação da estrutura para atender estudantes com deficiências físicas não forma abordadas por nenhum dos dois candidatos, melhoria no acesso ao CFP (caminhamos num asfalto sem acostamentos e que serve de rodovia estadual com muito tráfego de veículos) também não foi abordado.

Outros pontos como captação de recursos para novos cursos, descentralização da autonomia universitária, e inclusão não foi dada a real  importância pelos candidatos, apenas “floriaram” sobre o assunto.

O debate chegou ao final com um péssimo saldo negativo, pois o que vimos foram dois candidatos que esqueceram o significado da palavra debate e a importância de debater temas centrais e nacionais.

A grande questão é quem pode ser melhor para a UFRB: Um populista neoliberal para alguns, ou um conservador filho da oligarquia conservadora baiana para outros? Tá com vocês a reposta

9 comentários:

  1. No meu ponto de vista ambos candidatos estavam despreparados para este debate, principalmente o candidato à reeleição, que fugiu de algumas respostas, e o assunto ao qual ele mais se referiu, o que a meu ver não deveria ser o foco principal do debate, foi a homofobia e as políticas afirmativas.

    ResponderExcluir
  2. Se uma das promessas do candidato a reeleição é a descentralização porque até hoje isto não aconteceu e nem foi estudado e planejado pela administração central da ufrb com os centros?
    Lucas, concordo com vc sobre e imoralidade e ilegalidade do deslocamento do prof Paulo ter sido feito em carro oficial, e junto a acessores, que acessoram a reitoria da universidade, e são pagos com seus DA’s para isto, e não para acessorar o candidato na sua campanha.
    Se ele usa o carro oficial na campanha, quem não garante que as dezenas de outdoors espalhados pela BR 101 não tenham sido bancados pela máquina pública?

    ResponderExcluir
  3. Ei... vejam bem..Prof Paulo Gabriel chegou a UFRB de Vectra preto , que não é carro oficial. Que tal a gente ver as coisas antes de falar??
    Concordo que política se faz cotidianamente,mas reduzir a questão da universidade pública a ar condicionado talvez seja um pouco de menos. Em que momento se debateu a privatização da universidade por meio de contratos e posturas privatistas??


    Kiki

    ResponderExcluir
  4. Justamente Kiki, o texto fala que isso não foi discutido, apenas floriaram num momento que o prof Marcelo falou sobre captação de recurso que o prof.Luiz Mendes estava propondo em seu programa, e que isso era perigoso...então axo que não houve mesmo um debate sobre isso, pois em algumas federais as PPPs já são realidade infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof. Kiki, sobre a imformação da chegada do prof.Paulo Gabriel na UFRB de carro oficial ou não, foi uma imformação que chequei com vários alunos e alguns professores do CFP, caso não tenha fundamento irei retificar o texto. Não escrevi com intuito de apoiar ou criticar nehum dos candidatos, como esta explicito no texto. há criticas aos dois candidatos. inclusive um dos professores q me deu a imformação estava com adesivo de Paulo.
    o demais é isso mesmo.
    Muito grato pela participação.
    caso queira escrever uma opinião sobre a candidatura de Paulo Gabriel estamos abertos, publico na hora.
    abraços e saudações!
    Lucas Bonina
    www.lucasbonina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. olá a todos e todas, como esse espaço é uma ferramenta de debates e diálogos, o espaço esta aberto para quem queira elaborar um texto opinião sobre as eleições na UFRB.
    o texto pode ser em defesa de qualquer candidato, apenas não podemos aceitar agressões pessoais e xingamentos.
    abraços a tods.
    podem emviar para lucasbonina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. NOTA-SE, DE FATO, QUE OS POSTULANTES A REITOR ANDAM MEIO PERDIDOS, PELO MENOS NO DEBATE. ESPERA-SE QUE NOS DEMAIS, E NATURALMENTE ISSO DEVE ACONTECER, APRESENTEM PROPOSTAS E DISCUSSÕES MAIS MAIS VÁLIDAS NO TOCANTE À ADMINSTRAÇÃO DA UFRB, ASSIM COMO EM MELHORIAS, NA PRÁTICA, PARA AS COMUNIDADES EM QUE ESTÃO ENSERIDAS AS UNIDADES DA MESMA.

    NÃO TENHO "LADO", MAS É EXPLICITO O ABUSO DO PODER ECONÔMICO POR PARTE DA CANDIDATURA DO SR. PAULO GAGRIEL, APARENTEMENTE, USO DA MÁQUINA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.

    PH

    ResponderExcluir
  8. Realmante Lucas,
    os dois estão despreparados p um debate, mas pra administrar o P.G esta mais preparado.
    Parabéns pelo blog...muito bom mesmo.
    Tec.ADM.

    ResponderExcluir
  9. Ao meu ver, Paulo Gabriel estava muito seguro. Ele melhorou bastante a oratória (quase não se percebia seus antigos cacoetes (falar aaaaaaaaaaaaaaa; éeeeeeeeeee; oooooooooo antes de qualquer frase, como ele sempre fez). O discurso de Paulo Gabriel mudou bastante! Agora ao invés de terminar suas falas dizendo "o presidente Lula disse", ele encerra qualquer resposta com o seguinte texto: " O presidente Lula prometeu, a presidenta Dilma vai fazer e o Adad garantiu que...". Por falar nisso, alguém ouviu alguma resposta do Magnífico reitor? Eu não consigo lembrar de uma única resposta que ele tenha dado aos questionamentos...

    ResponderExcluir