quinta-feira, 31 de março de 2011

Amargosa faz dez dias de " São João sustentável


Pelo segundo ano consecutivo, o São João de Amargosa terá 10 dias de festa. Os festejos juninos da “Cidade Jardim” acontecerão entre os dias 17 e 26 de junho, período em que os baianos e milhares de turistas, dos vários estados do país, poderão curtir dezenas de atrações da música nordestina. Amargosa foi além, mais uma vez, e está organizando, o primeiro “São João Sustentável” do país.Preocupada com o meio ambiente, a cidade será palco de um festejo junino com consciência ambiental nos mínimos detalhes. Serão várias as ações de sustentabilidade atreladas ao evento. Para mostrar o seu compromisso com a causa, o município inaugurou, em fevereiro, a Unidade de Conservação Municipal “Refúgio da Vida Silvestre de Amargosa”. O local possui 5.822 hectares, correspondendo a 13% da área do município, e é quase totalmente composto por matas, capoeiras e lajes, abrangendo todos os maiores fragmentos remanescentes do município.Este ano, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas devam passar pela cidade para conferir o São João sustentável. Faz parte da estrutura da festa a Praça do Bosque, local totalmente arborizado, com mais de 30 mil metros quadrados e diversas opções de diversão no melhor do clima junino. “A cada ano que passa, o São João de Amargosa está mais grandioso, mas mesmo assim não perde a sua essência. A festa é resultado do encontro de diversos elementos da cultura popular e da alegria dos milhares de forrozeiros, dos quatro cantos do país, que curtem a verdadeira tradição nordestina”, citou o prefeito Valmir Sampaio, destacando ainda o retorno da festa para o município, com a geração de emprego e renda para centenas de famílias.O evento conta também com forte apoio da iniciativa privada, através de patrocínios de empresas, como a Ambev, e parceiros do poder público, como Bahiatursa/Governo Estadual e Ministério do Turismo/Governo Federal.
fonte:Vale FM

terça-feira, 29 de março de 2011

Eleição na UFRB: Paulo Gabriel ou Luiz Mendes?

Abaixo postamos propostas dos dois candidatos. É importante que a escolha seja acertada, pois, só teremos uma universidade de qualidade se acertarmos nas escolhas. É de fundamental importância que todo corpo docente, discente e técnicos administrativos se mobilizem para um amplo debate entorno desse processo, inclusive proporcionando um debate entre os dois candidatos. É preciso um movimento estudantil forte e atuante nesse momento, e um corpo docente envolvido diretamente, analisando não de maneira corporativa, mas, sobretudo política e responsável.
                                                                   
                                                                     Diretrizes (Programa)

Nosso programa de governo será debatido e construído coletivamente, em conformidade com algumas diretrizes, entre elas:

a) Respeito à diversidade e multiplicidade dos saberes.
b) Descentralização administrativa e orçamentária.
c) Democracia participativa e controle social.
d) Inclusão social e racial.
e) Compromisso social e combate à desigualdade.
f) Qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
g) Relação republicana e igualdade de oportunidades e tratamento.
h) Valorização profissional dos servidores técnico-administrativos e docentes.
i) Políticas afirmativas e de permanência para os estudantes.
j) Defesa desabrida da instituição.
k) Melhoria das condições de ensino e aprendizagem.
l) Desenvolvimento sustentável e ambientalmente responsável.
m) Respeito à autonomia dos sindicatos e da representação estudantil.
n) Busca da excelência na gestão.
o) Proteção à saúde e a dignidade da pessoa humana.
p) Internacionalização
q) Fomento à cultura e ao esporte

*******************************************************************************






1.Choque de Gestão

2.Manutenção dos centros acadêmicos com extinção das áreas de conhecimento e criação epartamentos
3.Criação de um instituto de idiomas com presença em todos os campi
4.Intensificar intercâmbios com universidades nacionais e estrangeiras de reconhecida excelência.
5.Criação de cursos de grande demanda social e relevância regional como medicina, odontologia, direito, economia administração e as diversas engenharias
6.Criação de uma superintendência de infraestrutura e apoio acadêmico com núcleos em cada campi para administração do espaço físico ,instalações prediais, hidráulica, elétrica e ambiental
7.Plano de redução de custeio; água, luz, telefone, terceirizados, combustível, etc.
8.Descentralização orçamentária e financeira da verba de custeio.
9.Viabilização de restaurantes universitários em todos campi com modelo de gestão que contemple subsidio
 estudantes carentes e preços acessíveis a toda comunidade
10.Criação de uma Ouvidoria Geral e independente
11.Capacitação continuada para servidores técnico-administrativos e incentivos para participarem de cursos de mestrado e doutorado.
12.Criação de centros de convivência nos campi e apoio para a criação de sedes para os órgãos representativos de classe
13.Incentivo às atividades esportivas através a viabilização de praças de esporte em todos os campi nos quais serão realizadas competições e olimpíadas universitárias.
14.Viabilização de creches em todos os campi;
15.Criação de bolsas de trabalho para estudantes
16.Criação imediata de uma carteira de identificação funcional para todos os membros da comunidade universitária;
17.Transparência total dos atos administrativos e cortes de mordomias para assessores como celular, carro, notebooks, etc.
18.Transporte rotativo e continuado nas horas de pico nos campi distantes dos centros urbanos
19.Fusão /integração e simplificação dos mecanismos de avaliação docente.
20.Simplificação de relatórios com redução da burocracia, com uso mínimo de papel
21.Projeto de atualização pedagógica que viabilize a eliminação de prova final com oportunidade aos discentes de pelo menos três avaliações e media final 5,0
22.Criação de uma incubadora de empresas de base tecnológica para estimular a aplicação de inovações geradas na UFRB.
23.Estudar a viabilidade de criação de um colégio de aplicação em convenio com o governo estadual.
24.Criação de pelo menos 02 cursos de doutorado e 03 de mestrado
25.Criação de um núcleo multi-temático de gestão de projetos e captação de recursos composto por servidores treinados para este fim
26.Exclusividade de nomeação de servidores da UFRB para CDs e para FGs
27.Realização de concurso para professores titulares dentro da quota estabelecida pelo MEC
28.Apoio aos usuários de droga com o propósito de recuperá-los;
29.Convocação anual da assembléia universitária de acordo com o Estatuto da UFRB
30.Dar continuidade e conferir agilidade à Estatuinte

segunda-feira, 28 de março de 2011

Verdades e mentiras sobre a PLC 122/06 - Lei que ciminaliza a homofobia



Verdades e Mentiras sobre o PLC 122/06


Desde que começou a ser debatido no Senado, o projeto de lei da Câmara 122/2006, que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero tem sido alvo de pesadas críticas de alguns setores religiosos fundamentalistas (notadamente católicos e evangélicos).

Essas críticas, em sua maioria, não têm base laica ou objetiva. São fruto de uma tentativa equivocada de transpor para a esfera secular e para o espaço público argumentos religiosos, principalmente bíblicos. Não discutem o mérito do projeto, sua adequação ou não do ponto de vista dos direitos humanos ou do ordenamento legal. Apenas repisam preconceitos com base em errôneas interpretações religiosas.

Contudo, algumas críticas tentam desqualificar o projeto alegando inconsistências técnicas, jurídicas e até sua inconstitucionalidade. São críticas inconsistentes, mas, pelo menos, fundamentadas pelo aspecto jurídico. Por respeito a esses argumentos laicos, refutamos, abaixo, as principais objeções colocadas:


1. É verdade que o PLC 122/2006 restringe a liberdade de expressão?

Não, é mentira. O projeto de lei apenas pune condutas e discursos preconceituosos. É o que já acontece hoje no caso do racismo, por exemplo. Se substituirmos a expressão cidadão homossexual por negro ou judeu no projeto, veremos que não há nada de diferente do que já é hoje praticado.

É preciso considerar também que a liberdade de expressão não é absoluta ou ilimitada - ou seja, ela não pode servir de escudo para abrigar crimes, difamação, propaganda odiosa, ataques à honra ou outras condutas ilícitas. Esse entendimento é da melhor tradição constitucionalista e também do Supremo Tribunal Federal.

2. É verdade que o PLC 122/2006 ataca a liberdade religiosa?

Não, é mentira. O projeto de lei não interfere na liberdade de culto ou de pregação religiosa. O que o projeto visa coibir são manifestações notadamente discriminatórias, ofensivas ou de desprezo. Particularmente as que incitem a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Ser homossexual não é crime. E não é distúrbio nem doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, religiões podem manifestar livremente juízos de valor teológicos (como considerar a homossexualidade "pecado"). Mas não podem propagar inverdades científicas, fortalecendo estigmas contra segmentos da população.

Nenhuma pessoa ou instituição está acima da Constituição e do ordenamento legal do Brasil, que veda qualquer tipo de discriminação.

Concessões públicas (como rádios ou TV's), manifestações públicas ou outros meios não podem ser usados para incitar ódio ou divulgar manifestações discriminatórias – seja contra mulheres, negros, índios, pessoas com deficiência ou homossexuais. A liberdade de culto não pode servir de escudo para ataques a honra ou a dignidade de qualquer pessoa ou grupo social.

3. É verdade que os termos orientação sexual e identidade de gênero são imprecisos e não definidos no PLC 122, e, portanto, o projeto é tecnicamente inconsistente?

Não, é mentira. Orientação sexual e identidade de gênero são termos consolidados cientificamente, em várias áreas do saber humano, principalmente psicologia, sociologia, estudos culturais, entre outras. Ademais, a legislação penal está repleta de exemplos de definições que não são detalhadas no corpo da lei.

Cabe ao juiz, a cada caso concreto, interpretar se houve ou não preconceito em virtude dos termos descritos na lei.

Entenda a lei (PLC) 122/2006 pela criminalização da homofobia


Nos últimos 30 anos, o Movimento LGBT Brasileiro vem concentrando esforços para promover a cidadania, combater a discriminação e estimular a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A partir de pesquisas que revelaram dados alarmantes da homofobia no Brasil, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), juntamente com mais de 200 organizações afiliadas, espalhadas por todo o país, desenvolveram o Projeto de Lei 5003/2001, que mais tarde veio se tornar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que propõe a criminalização da homofobia.
O projeto torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero - equiparando esta situação à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa.
Aprovado no Congresso Nacional, o PLC alterará a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, caracterizando crime a discriminação ou preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Isto quer dizer que todo cidadão ou cidadã que sofrer discriminação por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero poderá prestar queixa formal na delegacia. Esta queixa levará à abertura de processo judicial. Caso seja provada a veracidade da acusação, o réu estará sujeito às penas definidas em lei.
O texto do Projeto de Lei PLC 122/2006 aborda as mais variadas manifestações que podem constituir homofobia; para cada modo de discriminação há uma pena específica, que atinge no máximo 5 anos de reclusão. Para os casos de discriminação no interior de estabelecimentos comerciais, os proprietários estão sujeitos à reclusão e suspensão do funcionamento do local em um período de até três meses. Também será considerado crime proibir a livre expressão e manifestação de afetividade de cidadãos homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.    
Apesar dos intensos esforços e conquistas do Movimento LGBT Brasileiro em relação ao PLC 122, ainda assim, ele precisa ser votado no Senado Federal. O projeto enfrenta oposição de setores conservadores no Senado e de segmentos de fundamentalistas religiosos. Por este motivo, junte-se a nós e participe da campanha virtual para divulgar e pressionar os senadores pela aprovação do projeto.
Para ler o projeto de lei na íntegra, clique aqui.
Por quê a lei?
  • Ainda não há proteção específica na legislação federal contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero;
  • Por não haver essa proteção, estimados 10% da população brasileira (18 milhões de pessoas) continuam a sofrer discriminação (assassinatos, violência física, agressão verbal, discriminação na seleção para emprego e no próprio local de trabalho, escola, entre outras), e os agressores continuam impunes;
  • Por estarmos todos nós, seres humanos, inseridos numa dinâmica social em que existem laços afetivos, de parentesco, profissionais e outros, essa discriminação extrapola suas vítimas diretas, agredindo também seus familiares, entes queridos, colegas de trabalho e, no limite, a sociedade como um todo;
  • O projeto está em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário: “Artigo 7°: Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”;
  • O projeto permite a concretização dos preceitos da Constituição Federal: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação [...] / Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”;
  • O projeto não limita ou atenta contra a liberdade de expressão, de opinião, de credo ou de pensamento. Ao contrário, contribui para garanti-las a todos, evitando que parte significativa da população, hoje discriminada, seja agredida ou preterida exatamente por fazer uso de tais liberdades em consonância com sua orientação sexual e identidade de gênero;
  • Por motivos idênticos ou semelhantes aos aqui esclarecidos, muitos países no mundo, inclusive a União Européia, já reconheceram a necessidade de adotar legislação dessa natureza;
  • A aprovação do Projeto de Lei contribuirá para colocar o Brasil na vanguarda da América Latina, assim como o Caribe, como um país que preza pela plenitude dos direitos de todos seus cidadãos, rumo a uma sociedade que respeite a diversidade e promova a paz.
Fonte: Projeto Aliadas – ABGLT


domingo, 27 de março de 2011

Wagner é recebido com protestos na UESB-Jequié


Durante sua maratona de inaugurações de infraestrutura pelo interior do estado, neste fim de semana, o governador Jaques Wagner foi recebido com protestos quando desembarcou no aeroporto de Jequié, no sudoeste do estado, na manhã deste sábado (26). Dezenas de estudantes recepcionaram o chefe do Estado com um protesto, reivindicando melhorias na Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia (Uesb).
Na instituição, a categoria reclama da falta de condições técnicas, a suspensão do curso de Medicina, no campus de Jequié, dentre outros problemas. Segundo informações, a reitoria da universidade sequer dá um posicionamento aos alunos. Mas o governador conversou com dez estudantes e prometeu resolver a situação na Uesb. Fica a pergunta:  Será? Quando? Onde?



Homofobia cresce em todo país: Pela criminalização da homofobia


Ativista foi agredido e não recebeu proteção da polícia, que assistiu a ameaças de bando homofóbico

Desde o ano passado, uma onda de agressões a homossexuais tem se destacado em São Paulo. Nesse ano, o caso em que um menor, acompanhado por outros dois menores e um maior de idade, agrediu um rapaz com uma lâmpada fluorescente virou destaque nos noticiários do país inteiro.

Foi nesse contexto que, na madrugada desta quarta-feira, 23, Guilherme Rodrigues, ativista do movimento GLBT e militante do PSTU, sofreu um ataque covarde e fascista na Rua Augusta, região central de São Paulo. Ele parou num posto de gasolina, na esquina da Rua Peixoto Gomide, quando avistou quatro garotos tentando agredir um casal gay.

O casal fugiu, mas os delinquentes não se conformaram e partiram para cima de Guilherme com empurrões, socos e chutes. Os funcionários do posto de gasolina intervieram, mas não adiantou. “Eles não se inibiram, o pessoal do posto segurando e eles continuavam ameaçando e agredindo”, conta Guilherme. Uma viatura que passava pelo local parou. Porém, ao invés de segurança, o ativista sentiu descaso e preconceito.


A policial Lucimeire Ribeiro de Sales se recusou a reconhecer o ato como crime de homofobia e tentou dissuadir a vítima a abrir o Boletim de Ocorrência. “Ela dizia ‘Tem certeza que quer ir pra delegacia? Quando sair de lá é cada um por si’, dando a entender que eles poderiam me pegar de novo”, fala Guilherme

sexta-feira, 25 de março de 2011

Assim como Lula, Dilma fecha os olhos para tragédia em Nova Friburgo -RJ

No dia 19 de março, os moradores de Nova Friburgo fizeram um novo ato. Dessa vez, foi no Jardim Califórnia.

O motivo do protesto: mais uma vez, pedir o cumprimento das promessas feitas pelos governos federal, estadual e municipal quanto à reconstrução da cidade após a tragédia das chuvas no início do ano.

Os moradores fecharam a entrada do bairro por mais de uma hora e marcaram um novo encontro para decidir os próximos passos.


Amargosa recebe Grupo de Teatro Locômbia

Durante os dias 28 de março a 08 de abril o grupo de Teatro Locômbia estará em Amargosa promovendo diversas apresentações de teatro e oficinas de mímica na cidade. Estão previstas apresentações para alunos das escolas Municipais (06/04), alunos do Colégio Estadual Pedro Calmon (30/03), alunos do Distrito de Corta-mão (05/04) e uma apresentação para toda a população, na Praça Bosque, no dia 01 de abril, às 20 horas.

Locômbia, Teatro de Andanzas é um grupo tradicionalmente familiar, que desde 1986 resolveu sair pelo mundo visitando diferentes culturas e sempre fazendo teatro. O grupo é formado por dois colombianos e um brasileiro. Beatriz Brooks, 41, Orlando Moreno, 45, colombianos e Shanti Ram, com cinco anos, o único brasileiro do grupo e filho do casal.

Eles já estiveram em lugares como México, Costa Rica, Canadá, Alemanha, Hungria, Slovenija, participaram de festivais na Suécia, Dinamarca, Índia, Moçambique, Nepal e toda a América Latina. Em Amargosa, o Grupo traz o projeto 25 anos de Teatro e Andanças, uma comemoração, através de apresentações teatrais, oficinas e palestras, de ¼ de século de trabalho teatral continuo.

Violência em Valenca: Jovem é morto e causa revolta na cidade

Alunos do Colégio Estadual de Valença (Coesva) e familiares de Luiz Fagner Paixão Lobo 19 anos, assassinado a sangue frio por volta das 19h de ontem, quando se dirigia à escola onde estudava, depois de se assaltado por um homem que tomou o seu aparelho celular e roubou sua carteira. Centenas de estudandes fizeram uma passeata na tarde desta quinta-feira (24) pelo centro de Valença logo após o sepultamento do jovem. Luiz Fagner, era aluno do Coesva, cursava o 3º ano e estava prestes a se formar. O latrocínio, o terceiro do ano, chama a atenção para uma grave e contínua onda de violência que se abateu sobre Valença. Devido a morte de Fagner, a diretoria do Coesva resolveu suspender as aulas hoje a amanhã. Professores e amigos estavam revoltados com a onda de assaltos que vem ocorrendo quase que diariamente nas proximidades do Coesva. Eles pedem policiamento e culpam também a falta de iluminação no local, que tem contribuído para a insegurança.  Até as 19:30 os manifestante fecharam as ruas que dava acesso a Bom de Despacho como clima de prostesto , algumas lideranças do movimento pedia ao povo para terca-feira para ir a camara de vereadores para cobrar providencias sobre o que está acontecendo em Valença.


Os manisfestantes bloquearam as ruas e desmostraram mais uma vez o descontentamento com as autoridades locais.

Concurso Correios 2011 Edital Inscrição


Sai edital para o concurso Correios 2011. Concurso Correios 2011 é destinado ao provimento de 8.346 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Agente de Correios

Concurso Correios 2011 - Sai edital para o concurso Correios 2011. O prazo para inscrição começa nesta quarta-feira, 23 de março de 2011. O concurso Correios oferece 8.346 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Agente de Correios, de nível médio. Os candidatos poderão disputar postos em três atividades: Atendente Comercial (2.272 vagas), Carteiro (5.060) e Operador de Triagem e Transbordo (1.014).

A remuneração base para os aprovados no concurso Correios é de R$ 807,29 mais benefícios.

Inscrição

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 05 de abril de 2011 através do site da Cespe/UNB.

A taxa de inscrição é de R$ 32,00.

Provas Concurso Correios

A prova objetiva para o cargo:

- Agente dos Correios – Atividade 1: Atendente Comercial e para o cargo: Agente dos Correios – Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da manhã.

- Agente dos Correios – Atividade 2: Carteiro terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da tarde.

Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir da data provável de 9 de maio de 2011.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados conforme a seguir.

Para o cargo: Agente dos Correios – atividade 2: Carteiro serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir das 19 horas, na data provável de 16 de maio de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Para o cargo: Agente dos Correios – atividade 1: Atendente Comercial e para o cargo: Agente dos Correios – atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir das 19 horas, na data provável de 17 de maio de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O leitor tem sua vez: Concurso Público na Câmara de Ipiaú


Com muita satisfação e surpresa, recebi a notícia do Presidente da Câmara de Vereadores de Ipiaú, Raimundo Paraguai (Raimundo Menezes), de que já foi aprovada a realização de Concurso Público para Servidores da Camara Municipal de Ipiaú.

Essa iniciativa do Presidente, demonstra maturidade política e responsabilidade com as pessoas. É um fato histórico, pois, creio nunca ter sido realizado tal concurso, ficando a equipe de servidores da Câmara a revelia de contratações que em nada lhes garante a segurança da continuidade seja em novas gestões administrativas da casa ou em novas eleições municipais.

Compromisso com a gestão pública eficiente também é algo que ressalta de uma iniciativa como essa.

Ipiaú está de parabéns com essa iniciativa. A Câmara de Ipiaú, objeto de tantas críticas, tomou decisão acertada que a coloca nos anais da história.

Parabésn Senhor Presidente, pelo despreendimento do cargo ao criar oportunidades iguais de acesso ao cargo público, por quem desejar. Que a meritosa iniciativa tenho o mesmo exito na feitura e execução do concurso.

Desde já recomendo que seja criada uma Comissão Interinstitucional de Acompanhamento do Concurso e dos seus Resultados. Instrumento que poderá contribuir na condução transparente, impessoal e ética do concurso.

Opinião: Emídio Neto

quarta-feira, 23 de março de 2011

@MarceloTas pergunta: Será que cortaram a mesada da UNE?

         Uma excelente pergunta. Quem tiver a resposta tá aprovado no ENEM.

Saúde libera R$ 3,3 milhões, mas apenas R$ 35 mil ficam na Bahia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, autorizou nesta quarta-feira, 23, repasse financeiro complementar no valor de R$ 3,3 milhões para 18 estados brasileiros. Serão beneficiados 86 municípios, que vão receber R$ 35 mil cada um. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos municipais. Na Bahia, apenas o município de Sobradinho foi contemplado, com a verba de R$ 35 mil.

A pasta informou, por meio de nota, que também serão repassados R$ 75 mil para quatro secretarias estaduais de saúde – Amapá, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Norte – e R$ 40 mil para a Secretaria de Saúde do Ceará, que recebeu parte do recurso em repasse anterior.

Fonte: A tarde

terça-feira, 22 de março de 2011

Agenda cultural: 10ª Bienal do Recôncavo

A 10ª Bienal do Recôncavo - maior e mais significativo evento das artes visuais no Norte-Nordeste – encerra-se no próximo dia 27 de março, domingo, promovendo diversos eventos gratuitos para o público, além da visitação às obras selecionadas e premiadas no Centro Cultural Dannemann, em São Felix.

Nesta quinta-feira, dia 24 de março, às 20h30, haverá palestra da professora Lúcia Queiroz, da Universidade Federal do Recôncavo, sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável em Comunidades: Desafios e Possibilidades”. A entrada é franca.

Na sexta-feira, dia 25 de março, também às 20h30 e com entrada gratuita, o professor e pesquisador Antonio Liberac (UFRB) falará sobre “A Capoeira e a Iconografia: Um Estudo sobre a História da Cultura Popular”.

E no dia 26, sábado, o tema em questão será “Reflexões sobre uma Arqueologia da Escravidão Antiga”, com o professor Fábio Duarte Joly. Neste mesmo dia, a programação será encerrada com o show musical “Escola Pública”, reunindo dez músicos, sob direção de Pedro Patrocínio e Breno Tsokas. No dia 27, domingo, haverá o encerramento da bienal, que foi aberta em novembro de 2010 e em quatro meses bateu recorde de visitação.

Estão à mostra no Centro Dannemann os cerca de 200 projetos selecionados para esta edição, entre os quais as obras premiadas pelo júri, nas mais diferentes linguagens: da pintura à escultura, passando por fotografia, instalação, vídeo e outras poéticas.

Em destaque, a grande obra vencedora, de autoria do artista plástico baiano Pedro Marighela, que conquistou como prêmio uma viagem à Europa acompanhado de um curso na sua área de atuação artística. A Bienal poderá ser visitada diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Um assassinato a cada duas horas em Salvador e RMS

No período entre às 01h02 da última sexta-feira até às 8 horas de ontem, 36 pessoas foram executadas em Salvador e Região Metropolitana. Os dados cedidos pelo portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que a cada duas horas, uma pessoa foi morta. Outro dado preocupante foi que 13 pessoas sofreram tentativas de homicídios registrados no mesmo período que os assassinatos

Salvador é a 4ª capital mais violenta do país


Salvador é a capital brasileira onde a violência mais cresceu entre 1998 e 2008, fazendo com que a capital baiana virasse a 4ª colocada no ranking nacional de homicídios. Segundo o levantamento apontado pelo Mapa da Violência em 2011: Os Jovens do Brasil, divulgado em 24 de fevereiro pelo Ministério da Justiça e feito pelo Instituto Sangari, o número de homicídios na capital saltou de 351 para 1.771 em dez anos. O crescimento foi de 404,6%, maior entre todas as capitais.

Em 1998, Salvador era a 25ª colocada. No primeiro ano da pesquisa, a proporção de assassinatos por grupo de 100 mil habitantes era 15,4. Em 2008 foi de 60,1 – maior do país. E por causa desse crescimento, Salvador está atrás de Maceió, Recife e Vitória. A Bahia também registrou crescimento.

O estado ocupava em 2008 a 8ª posição em assassinatos, com 4.765 mortes. Em 1998, estava em 22º, com 1.251 assassinatos. O crescimento foi de 280,9% – o segundo maior do país. A Bahia fica atrás apenas do Maranhão, que teve aumento de 367,3%.

Fonte:www.tribunadabahia.com.br

Mais da metade dos municípios brasileiros pode ficar sem água em 2015

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

“A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeito de Amargosa é denunciado no TJ

A denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual contra o prefeito Valmir Almeida Sampaio, do município de Amargosa, a 235km de Salvador, foi aceita pelo Tribunal de Justiça ontem, dia 17, tendo a sustentação oral sido feita pelo promotor de Justiça Antônio Faustino de Almeida, com relatoria da desembargadora Nágila Sales Brito, que é oriunda dos quadros do MP. O prefeito é acusado de, durante os exercícios de 2005, 2006 e 2007, ter feito a contratação direta da empresa Metta Comunicação Ltda. com dispensa de licitação, contrariando normas constitucionais. Além disso, ele se autopromoveu usando os serviços da empresa que tinha seu cunhado Ivon Caldeira de Carvalho como sócio.

Fonte: MP/BA


PROFESSORES MUNICIPAIS DE IPIAÚ MAIS UMA VEZ NA LUTA!


Em assembléia realizada no dia 18 de março no Colégio Celestina Bittencourt, os professores da Rede de Ensino do Município de Ipiaú aprovaram uma paralisação das atividades docentes durante os dias 22 e 23 de março.


Durante a paralisação a categoria fará uma manifestação pública na Praça da Câmara Municipal, às 8.30 hs, na terça feira, dia 22 de março.

Já no dia 23 (quarta feira) acontecerá uma assembléia para decidir os rumos do movimento. Entre as reivindicações da categoria está a aprovação do Plano de Carreira.

Fonte: http://www.professoralbione16.blogspot.com/

Saudamos a todos os professores municipais por mais uma demonstração de luta. Acreditamos que com uma direção sindical independente do governo e disposta a reivindicar todos os direitos, as conquistas aconteceram sempre. 

Aeronáutica e Marinha fazem 16 concursos

Eles atuam no mar, no ar e em solo. Fardados, são exemplo de disciplina e compromisso com o trabalho. E qual criança nunca desejou servir às Forças Armadas? Para quem ainda sonha com a carreira e tem entre 18 e 40 anos, a oportunidade está mais perto com início das inscrições para os 16 concursos da Marinha e Aeronáutica, previstos para os meses de março, abril, maio e junho. O Exército ainda não tem o cronograma de editais. A expectativa é de 2.124 vagas ainda neste semestre em todo o País, mantendo a média registrada dos últimos anos.

Na Marinha são nove processos seletivos de ingresso voltados a candidatos que possuam níveis fundamental, médio ou superior. Para participar da seleção, os candidatos devem ser brasileiros e para as vagas de nível médio, os candidatos devem ser do sexo masculino, solteiros e sem dependentes.

O suboficial Gerson dos Santos, 46 anos, entrou na Marinha há 29 anos, como aprendiz-marinheiro. Hoje carrega no peito a medalha de mil dias de mar. Já perto de se aposentar ele conta que no início da carreira afastar-se da família foi um pouco complicado. “É um pouco triste, mas tem a emoção de estar embarcando”, afirma o suboficial. Durante a viagem, os marinheiros passam por treinamento com equipamentos e exercícios de guerra.

As vagas mais procuradas são para as áreas administrativas. Em contrapartida, no último concurso para nível superior, houve um déficit de candidatos para área de exatas e nenhum candidato se inscreveu para engenharia de produção. A remuneração na Marinha varia entre R$ 3 mil (suboficial) e R$ 8 mil (almirante de esquadra).

Aeronáutica - Para a Aeronáutica, os candidatos podem inscrever-se nos estágios e nos cursos de formação e adaptação. Entre os meses de março, abril, maio e junho estão abertas as inscrições para estágio de adaptação à graduação de sargento, formação de sargentos, curso preparatório de cadetes do ar, adaptação de médicos, dentistas e farmacêuticos e estágio de adaptação de oficiais engenheiros da aeronáutica.

Os cursos de formação e de adaptação são realizados na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. As remunerações para os candidatos que se formam nessas modalidades variam entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil.

Veja as seleções para o primeiro semestre

Marinha - A Escola Naval vai abrir inscrições entre maio e junho / Para soldado fuzileiro naval, as inscrições seguem até 14 de abril / As inscrições para o quadro técnico e complementar, corpo de saúde, de engenheiros e capelão da Marinha acontecem entre 6 de abril e 16 de maio

Aeronáutica - Estágio e curso de formação de sargentos inscrevem entre março e abril / O curso preparatório de cadetes do ar inscreve em junho / Em abril e maio, as inscrições são para adaptação de farmacêuticos, médicos, engenheiros e dentistas


Seleção: 1º de Abril: As mentiras mais cabulosas que você já ouviu


Começa hoje a seleção das mentiras mais cabulosas que você já ouviu dos gestores públicos,pastores, padres, escritores, cantores,artistas, políticos(Prefeitos, Vereadores, Governadores, Deputados, Senadores, Presidente) e mídia. Mande a seua e no dia 1º de abril  faremos um top 10 com as 10 mais cabulosas.
Endereço de contato: lucasbonina@hotmail.com

Mais uma vergonha com o dinheiro público!

Esse abaixo assinado é para demonstrar a insatisfação, revolta e o repúdio sobre a Aprovação do Ministério da Cultura do valor absurdo de R$ 1 milhão e 300 mil
Abaixo-assinado Sou contra a R$ 1.300,000,00 para um blog Para:Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal;Esse abaixo assinado é para demonstrar a insatisfação, revolta e o repúdio sobre a Aprovação do Ministério da Cultura do valor absurdo de R$ 1 milhão e 300 mil reais para a criação e manutenção de um Blog de poesias concedido a cantora Maria Bethânia. Mesmo sabendo que é importante o incentivo a cultura no país que durante anos foi abandonada, o valor é uma afronta a sociedade que paga altas taxas de impostos e tem serviços essenciais públicos da forma mais vergonhosa possível. Depois de engolir o pomposo aumento dos deputados no final de 2010, essa liberação de verba não pode ser concluída, afinal instituições e serviços publico não obtém verba para o funcionamento mínimo e essencial a toda a sociedade brasileira. VERGONHA !


Assine: http://www.peticaopublica.com.br/

domingo, 20 de março de 2011

UNIVERSIDADES BAIANAS NÃO SÃO REFERÊNCIA

As universidades baianas ainda têm muito de evoluir para conquistar o reconhecimento internacional. Nem no ranking brasileiro há uma instituição de ensino superior baiana entre as tops – o estado não tem representantes entre as dez melhores. As universidades brasileiras também não são lá muito qualificadas: o país ficou fora da classificação das 200 melhores universidades do mundo elaborada pela publicação britânica educacional Times Higher Education. As diferenças entre o Brasil e países com educação e pesquisa desenvolvidos está no investimento: enquanto aqui 1,1% do PIB é direcionado para a educação superior, nos EUA o valor chega a 3% do PIB. No Brasil, a Bahia ocupa o quarto lugar no ranking nacional em volume de investimentos na área, com R$ 136,5 milhões. À frente estão Minas Gerais, com R$ 648 milhões, Rio de Janeiro, com R$ 787 milhões, e São Paulo, com R$ 1,9 bi.

Fonte: A tarde



Mais um ataque aos trabalhadores:Embasa planeja aumento na conta de água

Nesta segunda-feira (21), a partir das 14h, a proposta de revisão tarifária extraordinária da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estará sendo debatida na audiência pública da Comissão de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), órgão responsável pela regulação destes serviços, e será realizada em sistema de videoconferência no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Não satisfeita com o alto preço da tarifa do serviço prestado, motivo de reclamação de inúmeros consumidores, a Embasa está querendo rever o valor da tarifa sob a argumenta de viabilizar a universalização da prestação do serviço de saneamento básico, prevista na Lei Estadual 11.172/2008, que institui a Política de Saneamento Básico da Bahia.

O valor do reajuste varia de acordo com o consumo e classe social em que os consumidores se encaixam. Se a proposta for aprovada, o consumidor enquadrado na tarifa social, que corresponde a 60% da população baiana, passará a pagar R$ 7,00 para ter até 10m3 de água. Atualmente, o valor cobrado é de R$6,45 – um reajuste de 8,53%.

(Bocão News)


Com petistas e 'herdeiro' de ACM, Kassab lança partido em Salvador


Quem diria que um dia esses homems seriam tão amigos, e fariam parte do mesmo projeto que governo o Brasil a 500 anos. O que eles não fazem em nome da "Democracia"...Pensem!

Dois dias após pedir a desfiliação do DEM, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi a Salvador neste domingo (20) para lançar oficialmente o seu novo partido.

Na Bahia, o PSD (Partido Social Democrático) se aproxima da base do governo Dilma Rousseff e já recebeu até o apoio do governador Jaques Wagner (PT).

Em evento realizado em Salvador, Kassab reuniu cerca de 600 pessoas, entre elas 70 prefeitos. Ele recebeu o apoio de petistas, como o senador Walter Pinheiro (PT), mas a maioria dos presentes era integrantes insatisfeitos de partidos como DEM, PP e PMDB.

Na Bahia, o principal aliado de Kassab é o vice-governador, Otto Alencar (PP).

O vice espera atrair cem prefeitos, oito deputados estaduais e cinco deputados federais, entre eles Paulo Magalhães (DEM), sobrinho de Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007. Magalhães compareceu ao evento.

Para Alencar, o partido pertencerá à base de Wagner e deve apoiar o governo Dilma.

Salvador foi escolhida para o lançamento do PSD para indicar que o partido, que deve ser formalizado até julho, terá um caráter nacional. A sigla terá representação em dez Estados.

O objetivo do evento era coletar assinaturas para a abertura do processo de criação do partido. Haverá um ato semelhante nesta segunda-feira (21), na Assembleia de São Paulo.

Em entrevista, Kassab evitou situar a nova legenda entre a oposição e a base do governo Dilma Rousseff no Congresso e afirmou que o PSD nasce "independente".

Ele negou a articulação para sua candidatura ao governo paulista. "Sou candidato a ser um bom prefeito de São Paulo", afirmou.

Em entrevista, citou ainda como possíveis integrantes do novo partido o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (DEM), e os senadores Sérgio Petecão (PMN-AC) e Kátia Abreu (DEM-TO).

Em seu discurso, Kassab disse que o nome PSD foi escolhido porque o partido será desenvolvimentista como o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que era membro de uma legenda com o mesmo nome.

fonte: folha.com

sábado, 19 de março de 2011

Pela imediata libertação dos presos da passeata de protesto do Rio!


Nós, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses, estamos empenhados na imediata libertação do(a)s cidadã(o)s - trabalhadores e estudantes - presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica, em 18/3, contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo.



Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusadas de atirarem 'artefato incendiário' e 'causar lesões corporais' em funcionário do Consulado norte-americano no Rio e se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas!



Desafiamos as autoridades policiais do Rio de Janeiro e também o próprio Consulado estadunidense a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo.



A continuada detenção desses militantes é arbitrária e injusta, e o Judiciário precisa acolher os pedidos de Habeas Corpus.



Liberdade para os presos já!



Sábado, 19 de março de 2011



Assinam:

Senador Lindberg Farias (PT),

Deputados Federais Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS),

Deputados Estaduais Janira Rocha (PSOL) e Marcelo Freixo (PSOL),

ex-Deputado Federal e Presidente Regional do PSTU, Cyro Garcia

sexta-feira, 18 de março de 2011

Crimes de guerra de democratas e republicanos americanos

 1960 - (Democratas e Republicanos) – Tem início a Guerra do Vietnã, e o presidente John Kennedy envia 15 mil militares para o Sul do país. Depois de seu assassinato, o presidente Lyndon Johnson aprofunda o envolvimento dos EUA na guerra, que é mantida por seu sucessor, o republicano Richard Nixon, até a derrota, em 1973.



 1945 (Democratas)- O presidente Henry Truman ordena o bombardeio nuclear sobre as cidades de Hiroshima (foto) e Nagasaki.



1953 (Republicanos) - O presidente Eisenhower utiliza a CIA para derrubar o governo de Mohammed Mossadegh (foto), primeiro-ministro do Irã, que nacionalizou todos os poços de petróleo do país. Depois, os EUA oferecem US$ 5 milhões de “ajuda” à ditadura do xá Mohamed Reza.




1999 (Democratas) – Bombardeios invisíveis aos radares saem dos EUA para atacar a Iugoslávia, que vive uma guerra civil. Os ataques são ordenados por Bill Clinton e pela OTAN e seguidos por um bloqueio econômico.



1990 (Republicanos) - Soldado dos EUA bebe água, em meio à operação “tempestade do deserto”. O ataque deu início à primeira guerra contra o Iraque, ordenada pelo presidente George Bush “pai”


 

1973 (Republicanos) - Documentos mostram que o presidente Richard Nixon colaborou com o golpe de estado de Pinochet no Chile. Na foto, o presidente deposto Salvador Allende.




2001 (Republicanos) - Após os atentados do 11 de Setembro, George W. Bush invade o Afeganistão. Milhares morrem pelas bombas jogadas para atingir o ex-aliado Osama Bin Laden.




1983 (Republicanos) - Dez mil marines (foto) invadem a ilha caribenha de Granada e derrubam o governo, a mando de Ronald Reagan. Nessa época, os EUA também financiam a milícia dos contras, que combatia a revolução sandinista na Nicarágua

1997 (Democratas) - Bill Clinton manda bombardear no Sudão uma fábrica suspeita de “produzir armas químicas”. Uma comissão internacional de investigação verificou, mais tarde, que se tratava de uma indústria farmacêutica.




1961 – (Democratas) - John Kennedy ordena a invasão de mercenários à Baia dos Porcos, em Cuba, plano que vinha sendo preparado no governo do republicano Eisenhover. Na foto, mercenários presos após a tentativa de invasão.



1964 – (Democratas) - Tanques nas ruas do Rio de Janeiro, após o Golpe militar de 31 de março. Relatórios da CIA confirmam o envolvimento da Casa Branca na preparação de golpes na América Latina durante a década de 60, incluindo o do Brasil. Na época, os EUA foram governados pelos democratas Kennedy e Lyndon Johnson.



2003 (Republicanos) – Usando mentiras como a das armas de destruição em massa, Bush invade o Iraque e dá início à ocupação do país. No Senado, democratas, como Hillary Clinton, votam a favor da invasão

Blogueiros de Ipiaú: Cada um Puxando cada vez mais o saco de seus heróis.

É incrível como alguns blogueiros de Ipiaú abusam na “puxação de saco” de seus heróis.
É incrível como alguns deles passam suas preciosas horas escrevendo matérias que venham defender seus heróis ou acusar seus inimigos.
Parece briga de dois times de futebol, chego até rir de tanta babação promovida por adolescentes e velhotes.
Buscam notícias de todos os lados, notícias pífias, inúteis, baixarias etc.
Um conselho aos blogueiros que tomarem a carapuça: deixem de ser pobres na escrita, deixem essa paixão desenfreada que tanto lhes fazem mal. Deixem (estou cansado) de tanta babaquiçe, tanta caretice, dessa falta do que falar, como dizia o Cazuza.
Fico impressionado como alguns camaradas formadores de opinião que um dia já foram engajados na luta dos trabalhadores, hoje por motivos... sei lá, estão fora do governo e passaram a criticar com muita força o atual prefeito em seus blogs. Fica a pergunta: vocês não sabiam disso antes? Foram tão ingênuos para não saberem que o atual prefeito tinha o perfil que agora vocês estão apontando? Outros buscam a todo vapor ressuscitar o ex- prefeito, não fazem mais nada na vida. Quem sabe um dia conseguem um emprego na Prefeitura.
Perder tempo com assuntos como pirataria, isso é no mínimo falta do que falar... Ô assunto cansado... Eu discutia isso quando jogava gude na porta da rua.
Falar dos super faturamentos na prefeitura, isso até vale a pena, acho louvável, mas quem faz isso hoje muito me impressiona. Mudou de repente, nossa! Falar em Prefeitura de Ipiaú, humm, são tantas denúncias. Tá feia a coisa!
Acredito que os Blogs tem que buscar sua autonomia, deixarem de ser porta voz do governo e ex-governos. Tem muita coisa boa para divulgar, livros, literatura, visita de Obama no Brasil, aumento dos deputados, atraso nas obras da copa no Brasil, Vagas para concurso, dicas de leitura, artigos acadêmicos, salários baixos, cortes no orçamento, tragédia no Japão etc.

Um abraço a todos.

Lucas Bonina

quinta-feira, 17 de março de 2011

protestos contra a visita do presidente norte-americano; protestos também acontecem no Twitter com a hashtag #ObamaOutOfBrazil


Enquanto o governo brasileiro, junto com a embaixada dos Estados Unidos, preparam um circo para receber Barack Obama, os movimentos sociais e organizações de esquerda também preparam uma recepção. Estão marcados dois atos públicos, um na sexta-feira, 18, às 16h, na Candelária, e outro domingo, quando Obama discursa na Cinelândia


O imperialismo trocou de rosto, mas continua lançando suas bombas”, diz o anúncio. As invasões do Iraque, do Afeganistão e do Haiti – essa última tendo o Brasil no comando –, bem como a intervenção no Oriente Médio.

Fonte: http://www.pstu.org.br/

A escola que ainda não vi nas ruas

Em algumas pequenas cidades, tirando o comentário do carnaval, o que mais se houve falar em abundância, em especial, nos Carros de Som (Mídia volante) é sobre educação, isto é, em escola. As lojas, que vendem material destinado a esse fim, já começaram a disparar as metralhadoras de longo alcance – a disputar clientes. Assim, propalam promessas mirabolantes, desde esticar o prazo, grande desconto, a dá prêmio a partir de determinado valor, além de outras promoções.



Para não esquecer a lógica do capitalismo, cada um – quando não acontece de passar a rasteira de maneira velada – procura um chamariz, amoleto, para apresentar. Subentende-se a isso, anúncio: de qualidade no material escolar, brinde, artigo da “última” moda, prazo... perpassando até pelo bom atendimento.



Por sua vez, as escolas particulares não ficam atrás. Aliás, em matéria de venda, têm um discurso persuasivo melhor, vez que asseguram uma arenga muito além dos referidos comércios. Algumas oferecem piscina, quadra poliesportiva, espaço de recreação, laboratório de informática, enfim. Outras também prometem conduzir o aluno/a (sem luz!) ao portão da universidade. Nem que seja, mais adiante, para aumentar a legião de mão-de-obra especializada; senão, para servirem “apenas” ao exército de reserva ou engrossar o capitalismo. Na verdade, essas prometem, sem igual, um mundo de fantasia para o alunado.



No entanto, nenhuma, até então, preocupou-se em apresentar uma biblioteca, com um arsenal de bons livros. Igualmente são os empórios que não lembram de ofertá-los em seus brindes.



Enquanto as “Empresas Escolares” vêm disputando clientes, formando seu esquadrão de ‘um homem só’, as escolas públicas parecem ainda encontrar-se sob a letargia das férias. Não há nenhum meio de comunicação, como carro de som – “ofertado” pelo gestor municipal, do mesmo modo que faz para anunciar o carnaval – conclamando a todos (as) sobre a importância da escola pública. Desse modo, cada vez mais, o ensino público vai se atrofiando, enquanto o modelo de ensino particular se ecoa, insistentemente, nos ouvidos dos (as) munícipes.



Justino Cosme, estudante

quarta-feira, 16 de março de 2011

O jornalismo que temos!

Em breve vamos fazer uma pesquisa para saber como vai o nosso jornalismo.

Inércia do governo pode aumentar tragédia no Japão

Na última sexta-feira, dia 11, o Japão foi atingido por um dos maiores terremotos já registrados no mundo, chegando a uma magnitude de 9 pontos na escala Richter. Na sequência do terremoto, o país sofreu também com um tsunami que devastou algumas cidades da costa nordeste do país. As imagens do tsunami destruindo casas, carros, aviões e da pilha de destroços sendo arrastados pela força das ondas são impressionantes.




Pela intensidade do terremoto, o desastre poderia ser ainda maior, caso se abatesse em outro país e não no rico Japão. Para efeito de comparação, o tremor que matou mais de 230 mil pessoas no Haiti, em janeiro de 2010, foi 900 vezes menor do que o tremor japonês. Ou seja, se o mesmo terremoto, seguido por um tsunami, ocorresse em algum país pobre como Haiti ou a Indonésia, o número de vítima certamente estaria na casa de centenas de milhares. É importante lembrar que Indonésia e Sumatra sequer foram alertados do tsunami que devastou esses países em 2004.



Desastre nuclear

No entanto, a tragédia japonesa agora ameaça a se transformar numa grande catástrofe nuclear. A usina nuclear Fukushima 1, cerca de 250 quilômetros a nordeste de Tóquio, sofreu pelo menos cinco explosões por conta do terremoto e há vazamento de radiação ao redor da usina. Outra usina que o governo decretou sob estado de urgência foi a de Onagawa.



A possibilidade de um desastre nuclear surpreende muita gente, pois o Japão sempre foi considerado um modelo de prevenção a desastres naturais, com experiência em sismos. Bilhões foram gastos em planejamento para o desenvolvimento de tecnologia para limitar os danos de tremores e tsunamis. A pergunta é: como o governo japonês deixou de fora deste planejamento as usinas nucleares? A resposta a essa questão evidencia uma grande negligência dos governantes do país.



O Japão tem 55 usinas deste tipo, fundamentais para alimentar uma das maiores economias capitalista do mundo. Entre elas a maior usina nuclear do mundo, a usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa. Por incrível que possa parecer essa usina foi construída sob uma falha geológica. Em julho de 2007, a usina de Kashiwazaki-Kariwa estava a 19 quilômetros do epicentro de um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter, o que causou alguns danos à planta. Hoje a usina se encontra em funcionamento, depois de sofrer obras de reparação que custaram US$1,6 bilhão.



O que as autoridades não falam

Após o anúncio do vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima, o balanço dos fatos já assusta. Mais de 210 mil moradores da região onde fica a planta tiveram de ser evacuados e outros 160 estão sendo mantidos em quarentena pelas autoridades, que receiam o risco de contaminação por radiação. Uma zona de exclusão aérea de 30 quilômetros de diâmetro já foi criada na região. Dentro dela, os moradores estão proibidos de saírem de suas casas. Apesar de tudo isso, o governo do país demorou em alertar sobre a gravidade da situação.



Numa reportagem do jornal norte-americano New York Times, especialistas já haviam alertado que a usina não estava funcionando adequadamente logo depois do terremoto. Segundo o jornal, as quantidades de césio que foram detectadas indicavam claramente que o combustível que alimenta a planta já estava danificado. Contudo, as autoridades japonesas se mantiveram inertes por horas até ordenarem a evacuação da área. Agora, fornecem informações a conta-gotas à população. Segundo informações do governo japonês, a usina não foi planejada para aguentar tremores superiores a 7,9 graus na escala Richter, bem abaixo da intensidade do terremoto que atingiu o Japão.



“A situação se tornou tão crítica que não tem mais, ao que parece, a capacidade de fazer ingressar água doce para resfriar o reator e estabilizá-lo, e agora, como recurso último e extremo, recorrem à água do mar”, disse Robert Alvarez, especialista em desarmamento nuclear do Instituto de Estudos Políticos de Washington. Mas enquanto o governo do Japão se apressa em acalmar a população, minimizando os impactos da tragédia, explosões continuam atingindo os reatores da usina. Tudo indica que o acidente nuclear pode ser mais grave do que dizem as autoridades japonesas.



Segundo o jornal espanhol El País, André-Claude Lacoste, da Autoridade de Segurança Nuclear francesa, informou que o acidente na usina nuclear de Fukushima está “mais além de Three Miles Island, sem chegar [ao nível de] Chernobyl”. A autoridade se refere aos dois mais importantes acidentes nucleares da história recente.



Em 1979, o acidente de Three Miles Island, próximo da cidade de Harrisburg, alcançou o nível 5, isto é, um acidente com consequências de maior alcance. Pouco antes de divulgar sua avaliação sobre o acidente nuclear no Japão, o governo da França orientou seus cidadãos a se retirarem imediatamente do país. Para os franceses esse nível já foi atingido pelo acidente de Fukushima I e caminha para o nível 6. A declaração contradiz a versão oficial do governo japonês que até agora qualificou o acidente em nível 4, com consequências e alcance locais.



A escala dos níveis de gravidade com acidentes nucleares vai até 7 (acidente grave), nível que foi atingido apenas pela catástrofe da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Na época, o regime stalinista da União Soviética ocultou de todo o mundo e da população ucraniana as reais consequências do desastre. Até hoje, não se sabe exatamente quantas pessoas morreram.


O terremoto no Japão foi a maior tragédia do país já registrada desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a tragédia pode ser ainda pior devido à falta de ação do governo. Investir em usinas nucleares sempre foi perigoso, mas construí-las sobre falhas geológicas é mais do que mera imprudência: simboliza o desprezo dos governantes com milhares de vidas e mostra a fragilidade da operação de usinas de energia nuclear no sistema capitalista.


[ 15/3/2011 15:55:00 ]